conhecer
Classificação científica: Reino Animal> Filo Chordata> Classe dos Mamíferos> Ordem Rodentia> Família dos Murídeos> Subfamília dos Roedores> Género Rattus> Espécie R. Norvegicus
Características
A ratazana doméstica tem o pêlo macio e em várias cores. O seu odor natural praticamente não se sente, e lava-se sozinha diariamente, como um gato. Se a gaiola tem mau cheiro, isso só significa que alguém se esqueceu de a limpar!… Enquanto animal crepuscular, é bastante activa durante a manhã e início da noite, mas habitua-se a estar acordada a outras horas, se for para receber atenção. A esperança média de vida de um Fancy Rat situa-se entre os 2 e 3 anos. O Fancy Rat mais velho de sempre entrou no Guiness Book: viveu 7 anos e 4 meses!…Dentes saudáveis devem ter um esmalte de coloração amarela ou laranja, devido à presença de compostos de ferro nos glóbulos vermelhos.
A cauda da ratazana, que tanta impressão causa a muita gente, é na verdade um apêndice bastante inteligente!… Além de essencial na manutenção do equilíbrio, tem ainda função de termóstato: em ambientes quentes a cauda expele o excesso de calor, enquanto em ambientes frios o conserva, graças aos vasos sanguíneos que correm lateralmente ao longo da cauda, junto à superfície da pele.
Crescer
A ratazana bebé nasce completamente nua, uma coisinha cor de rosa. Durante o primeiro mês de vida é criada pela mãe, estando pronta a ir para o seu novo lar após as cinco semanas de idade. Atinge a “adolescência” aos seis meses, altura em que as hormonas disparam e podem haver disputas pela dominância. Após esse período mais crítico a ratazana tende a acalmar e tornar-se mais pachorrenta. Para acompanhar o crescimento de um bebé desde o momento do seu nascimento ao momento de adopção consulta o pdf Desenvolvimento da Ratazana Bebé.
Comportamentos
A ratazana é um animal social, que adora companhia e pode aprender imensos truques. É exactamente por estas características –sociabilidade e inteligência – que é tão utilizada em pesquisas de laboratório. Foi considerada pelo Discovery Channel como o décimo animal mais inteligente, por ser capaz de contornar desafios montados por cientistas brilhantes. É um animal com tamanha capacidade de adaptação que conquistou o mundo: apenas na Antárctica não há ratazanas!…Algumas ratz, principalmente as jovens, costumam mordiscar os dedos dos donos por curiosidade, ao sentirem o cheiro de algo, ou para brincar e mostrar afeição. Estes beliscões de leve não magoam, são umas cócegas carinhosas bastante diferentes de uma mordida a sério. Parecem ter um gosto especial por pés calçados com meias… saberá a queijo? Mas, o modo como vai “mostrar amor” é algo único: pode ficar muito quieto no teu colo, ficar horas no teu ombro enquanto trabalhas, tentar limpar a tua pele como se fosse pêlo, seguir a tua mão para brincar…
Uma ratazana não costuma morder... Mas pode estar doente, com dores, a proteger o seu território, companheiro ou ninhada, detectar o cheiro de comida ou de outros animais… Pode simplesmente estar nos seus genes (para evitar este tipo de predisposição genética não se deve procriar indivíduos agressivos). Pode ainda acontecer que uma ratazana não seja naturalmente propensa a morder, mas que por nunca ter sido devidamente manuseada, ou não ter sido manuseada de todo, crie esse hábito como defesa contra o “inimigo” humano, porque tudo o que nos é estranho é também assustador. Com muita paciência e carinho (e alguma experiência), a reabilitação é possível. Lê o caso de Phineas.
Um dos medos mais comuns do dono inexperiente é saber distinguir se as ratz estão a brincar ou a lutar.
Podem ser ruidosas a brincar: guincham, mordiscam-se, andam aos saltinhos, rebolam pelo chão. Uma das ratz pode passar por cima de outra, montá-la ou urinar-lhe em cima para afirmar-se dominante. Estes jogos vão definir a estrutura social e os fortalecer laços entre os animais.
Podem haver lutas a sério: quando uma ratz estranha invade a colónia, a autoridade do alpha ou a ordem social são postas em causa, se é preciso competir para acasalar ou se há uma ratz doente ou ferida. Quando duas ratz estão prestes a lutar olham-se intensamente, imóveis, o pêlo das costas levantado, balançando o rabo de modo nervoso. Quando lutam os guinchos são estridentes, as mordidelas fazem sangue e voa pêlo pelo ar. Normalmente não lutam até à morte, mas acontece.
Agir perante uma luta
O que eu faço, quando possível, é pegar numa toalha ou cobertor e atirar para cima dos ratz. Não convém manusear os animais agitados, assim, uso a toalha para os separar sem levar uma dentada e deixá-los em gaiolas diferentes, dando-lhes tempo para acalmar.
Machos e fêmeas
Machos
Podem pesar entre 500 e 800 gr. Tornam-se mais molengões e preguiçosos com a idade. Podem marcar o território com pequenos pingos de urina ou ser agressivos para outros machos, mas a esterilização pode atenuar esses comportamentos.Fêmeas
Podem pesar entre 300 e 500 gr. Continuam a ser sempre muito activas à medida que envelhecem. Também podem marcar o território com pequenos pingos de urina mas é menos provável. Se estes pinguinhos assustam, deixa-me perguntar: já foste dono de gatos?… Eles fazem exactamente o mesmo.Variedades
Corpo
Dwarf Standard
Standard Eared Dumbo Eared

Odd Eyed Manx/Tailless
Pelagem
Standard Satin RexVelvet Harley Hairless
Nenhum comentário:
Postar um comentário