The Laboratory Rat: A Natural History
O documentário segue o dia-a-dia de um grupo de ratazanas domésticas que são libertadas na natureza, onde terão de re-aprender tudo aquilo que esqueceram (ou não) ao serem domesticadas. Mais sobre o filme aqui. Adoro
* Parte 1 * Parte 2 * Parte 3 * Parte 4 *Parte 5 * Parte 6 * Parte 7 *Parte 8 * Parte 9 * Parte 10 * Parte 11 * Parte 12 * Parte 13 * Parte 14 *
Rat’s Life
Documentário de 5 min. onde uma ratazana procura justificar-se ante as opiniões negativas das pessoas abordadas.
How to Take Care of Your Pet Rat
Conjunto de dois vídeos de 3 min. da Society for the Prevention of Cruelty to Animals de San Francisco sobre os cuidados a ter com uma ratazana de estimação. Curtos mas muito melhores que os daExpertVillage, que estão cheios de informações erradas.
* Primeira Parte * Segunda Parte *
Rats and Water
Pequeno tutorial sobre como tornar a relação com a água em algo relaxante para a rata. Mais aqui.
Keyboard Rat
Genial… Épico! Intemporal!… Por Marta Bernardino.
Rats Laugh When You Tickle Them
Parte de um documentário cujo título original não consigo descobrir… Estudo desenvolvido pelo professor Jaak Panksepp. Disponível para download aqui.
Rats – The Great Underrated Pet
Documentário de 70 min. com quase 2h de extras. Conta a história da ratazana doméstica como animal de estimação, desde o seu passado enquanto praga até à situação nos nos dias de hoje como animal amado. Inclui extras com entrevistas, fotos, animações… Mais aqui. Ainda só encontrei à venda na América (aqui).
Opportunists
Pedaço de 5 min. do episódio Opportunists da série de documentários da BBC The Life of Mammals, narrado por David Attenborough. Opõe o estilo de vida das ratazanas citadinas de esgoto ao das ratazanas sagradas do templo de Karni Mata.
The Rat Temple
Episódio da série Culture Shock. Karni Mata foi uma sábia Hindu adorada como encarnação da deusa Durga. Quando o seu enteado se afogou num tanque, ela implorou ao deus da Morte que o ressuscitasse. O deus permitiu que o rapaz e todos os da sua linhagem reincarnassem como ratazanas, que são por isso protegidas e consideradas sagradas no templo de Karni Mata. Os fiéis viajam para lhes trazer leite e beber com eles. Se uma das ratazanas é morta, tem de ser substituída por outra, de ouro maciço. Avistar uma ratazana albina no meio das escuras é considerado um sinal de boa sorte. Maisaqui.
Detection Rats Technology
O Rato Gigante da Gâmbia é treinado pela associação de caridade APOPO para detecção de odores na Tanzânia e em Moçambique. “O olfacto é o sentido mais importante para os roedores (…). Além disso, são animais resistentes e de fácil manutenção, que aprendem depressa, e que não se envolvem com os tratadores da maneira como os cães por vezes o fazem. A APOPO está determinada a tornar-se numa referência no que toca a detecção de odores por roedores e desenvolveu um método de treino eficaz para os ensinar a detectar minas e tuberculose. Este método está a ser adaptado para abranger drogas ilícitas, comida infectada, pessoas soterradas e fugas de gás.”Mais no site da APOPO.
The Dream Life of Rats
Pedaço de 10 min. de um documentário da Discovery, sobre o estudo desenvolvido pelo professor Matt Wilson. “No campo da neurociência, as ratazanas de laboratório são o centro de questões proeminentes: conseguiremos “ler” os nossos cérebros? Será possível dominar os nossos medos, as nossas emoções? Seremos um dia capazes de controlar máquinas com o poder da mente?… Ou sermos nós próprios controlados à distância? As ratazanas de laboratório experimentaram todas estas questões antes de nós”. As ratazanas utilizadas na experiência não tiveram exactamente um vida de sonho…
Nenhum comentário:
Postar um comentário