Translate

Total de visualizações de página

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Pesquisar este blog

Páginas

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Alimentar


Alimentação

As ratazanas comem tudo o que apanharem, mas não quer dizer que tudo é bom para elas. Uma alimentação errada terá consequências na sua saúde. É até visível na condição geral do animal. Nota-se o pelo baço e sem brilho, a cauda quadrada, má forma física…
Muita gente opta por dar ração “para encher”.
Usando muito milho, ração de cão, ração de hamister, ração de coelhos etc. São opções baratas, mas não adequadas às ratas.
O milho seco pode transportar fungos, pelo que se deve optar por dar milho fresco. A ração de cão tem demasiada proteína e demasiadas gorduras. Pode dar-se um grão ocasionalmente, mas não fazer disso alimentação base… A ração de hamister contém muitas sementes de girassol, demasiado ricas em gordura, devendo ser dadas apenas como guloseima. A ração para coelhos contém alfafa, que as ratazanas têm dificuldades em digerir.
A alimentação por muitos considerada como mais completa e adequada às necessidades nutricionais da ratazana doméstica são os chamados rat lab blocks, granulados extrusionados. As marcas que se encontram mais facilmente por cá são as da linha Versele-Laga:Rat&Mouse PRO e Rat Complete. A mesma marca também oferecemisturas: Rat Nature e Rat Crispy. Não havendo acesso à alimentação comercializada, ou se queres adicionar variedade, podem considerar-se as misturas caseiras: Dieta da DebbieDieta Subee, Dieta Shunamine e outras. Avaliar qual destas opções é mais adequada ao seu animal cabe a cada dono. Para ajudar nessa decisão consulta as necessidades nutricionais das ratas e continua atento às opções disponíveis no mercado.
Atenção, que nenhuma destas escolhas alimentares é válida sem frutas e legumes como complemento!
E mesmo muito importante é estar atento aos alimentos proibidos!

A minha mistura

A minha preferência pessoal é uma combinação entre Rat&Mouse Pro e Rat Complete, que encomendo na loja de animais local. Na ausência destes dois (o me que acontece frequentemente por atraso das encomendas), fui criando a minha própria mistura, que se vê na foto acima. Receita aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário